Em troca de comando, PMMS apresenta resultados de reestruturação no Estado

Vice-governador participou de cerimônia realizada em Dourados

Com os novos comandantes, coronel Torres na Ambiental e major Vieira na CPA-1

A PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) realizou, na manhã desta segunda-feira (19), em Dourados, no auditório da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a cerimônia, da troca de comando do CPA-1 (o Comando de Policiamento de Área), com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) e do prefeito do Município, Alan Guedes.

Durante o ato, o Coronel PM Rodrigo Alex Potrich, comandante do CPA-1, conduziu a passagem de comando no qual o Major PM Everson Ferreira Torres transmitiu o cargo para o Major PM Nelson Vieira Tolotti.

O Coronel Torres, por sua vez, vai assumir, na próxima sexta-feira (23), em solenidade agendada para às 16 horas, no Anfiteatro ‘Celso Muller do Amaral’ da Escola Estadual Presidente Vergas, o Comando do 2º. Batalhão de Polícia Militar Ambiental, criado pela PMMS para atuar em toda a extensão da Bacia do Rio Paraná.

Presente em Dourados para a cerimônia desta segunda-feira, o comandante-geral da Polícia Militar no Estado, Coronel Renato dos Anjos Garnes, falou sobre essa reestruturação promovida na PM sul-mato-grossense:

- Designamos um coronel para cada região, passamos de três CPAs [Dourados, Três Lagoas e Aquidauana] para sete com a instalação de mais quatro Comandos, o da Fronteira [de Antônio João a Mundo Novo], do Sudeste [de Itaquiraí a Bataguassu], o Maciço Verde [na região de Três Lagoas, compreendendo a região do Alto Taquari, na divisa com Goiás e o Mato Grosso] e da Fronteira Pantanal [abrangendo Corumbá e Miranda, como foco na Rota Bioceânica].

Cerca de 500 soldados estão participando, este ano, do Curso de Formação para reforçar essa nova estrutura, anunciou o comandante.

Gestão e investimentos

Para essa nova distribuição regional de funções e atividades, o comandante-geral disse que o reconhecimento da sociedade, que coloca a PM de Mato Grosso do Sul como a terceira melhor do País, “é resultado dessa nova postura, mudamos a fisionomia e o perfil da PMMS, ampliamos o modelo de gestão e, embora a gente pareça pequeno, não ficamos nada a dever em capacidade e competências em relação às estruturas maiores, como de São Paulo, Minais Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por exemplo”.

“Se a sociedade sul-mato-grossense reconhece a nossa Polícia Militar como a terceira melhor do Brasil, eu digo que é a primeira, porque trabalhamos em uma região de fronteira, com mais de 1500 km, e só por isso os indicadores de MS, comparados com os de outros estados de fronteira, já se avultam”, observou o vice-governador, ao saudar os novos comandantes. Ele ainda observou que, com essa percepção, e o trabalho integrado de todas as forças de segurança, “o Brasil inteiro sabe que aqui não se cria liderança da criminalidade, bandido não se cria no MS, e esse é um dos fatores, também, pelos quais grandes empreendimentos procuram pelo nosso Estado”.

O Governo do Estado investiu 137% a mais em segurança em 2022 em comparação com o ano de 2021. MS foi o estado que mais desembolsou recursos para custear despesas com policiamento. Em 2021, o investimento total no setor foi de R$ 138.2 milhões, contra R$ 327.6 milhões em 2022. No comparativo de 2021 para 2022, o Estado superou a média nacional (11,6%), em relação a todos os dados de investimentos, com um crescimento de 20,8%.

Participação

Participaram da cerimônia de troca de comando em Dourados, além do vice-governador Barbosinha, o prefeito Alan Guedes e o comandante da PMMS, Renato dos Anjos, o comandante do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Coronel Everson Antonio Rozeni, o delegado Regional da Polícia Civil, Adilson Stiguivits, o delegado titular da Defron (Delegacia Especializada de Combate aos Crimes de Fronteira), Rafael de Souza Carvalho, o delegado titular do 1º. Distrito Policial, José Carlos Almussa Junior, o comandante do 3º. Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão,  o Coronel Rodrigo Alex Potrich, comandante do CPA-1, o comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Dourados, Tenente Coronel Alaerson de Jesus Muniz, a comandante da Guarda Municipal de Dourados, Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, o presidente do COISED (Conselho Institucional de Segurança da Comunidade), Marcelo Rezende, os novos responsáveis pelos comandos dos CPAs da região e comandantes militares de cidades vizinhas, entre outras autoridades.