Instituto Federal ensina novo jeito de conectividade

“A pandemia mostrou um novo jeito de se conectar, ensinou as pessoas a criar novos mecanismos, aproximou-nos a um custo muito menor, em que pese o sofrimento de vidas perdidas. E aqui, neste espaço, do Instituto Federal, Campus de Dourados, meninos e meninas nos ensinam a melhor forma de usar a tecnologia, aliada com a ciência, para assimilar a verdade da vida, desse novo modo de viver que nos atinge”. Assim, o deputado Barbosinha (PP) saudou os esforços da direção do IFMS em dotar o Campus das modernas instalações e de políticas avançadas em tecnologia da informática, “para continuar contribuindo e ajudando ainda mais a nossa cidade”.

O deputado participou, na manhã desta sexta-feira (27), da cerimônia de inauguração da estrutura do CRC, o Centro de Recondicionamento de Computadores, além do programa de expansão das salas modulares que compreende conjunto de salas de aula, e as salas da Tecnoif (a incubadora de Tecnologia da Informática) e de Robótica, além do lançamento da construção do Bloco C, que vai ampliar o atendimento para 1.200 estudantes de forma presencial, alcançando os objetivos institucionais em mais 10 salas de aula para a comunidade.

Com a reitora Elaine Borges e a secretária de Educação, Ana Paula, falando sobre expansão do IFMS

Ao cumprimentar o diretor do Campus do IFMS em Dourados, Carlos Vinícius da Sila Figueiredo e a reitora do Instituto em Mato Grosso do Sul, Elaine Borges Monteiro Cassiano, Barbosinha disse que os esforços empreendidos em dotar essa estrutura do que há de mais moderno vai fazer com que os estudantes continuem buscando o melhor caminho. “Vocês tem um campo extraordinário a percorrer ao encontro do futuro, o Brasil ainda tem um déficit imenso na área da tecnologia, da conectividade, o mercado está aberto, mas, vocês estão fazendo o que nós precisamos, exatamente isso, nos ensinando a usar a ciência e tecnologia”, disse, dirigindo-se ao universo estudantil do Campus.

Com a inauguração do CRC, o IFMS de Dourados se torna o primeiro do Estado a instituir um Centro de Recondicionamento de máquinas que antes se transformavam em lixo eletrônico e agora poderão ser reaproveitadas em Mato Grosso do Sul. A iniciativa faz parte do programa "Computadores para Inclusão", desenvolvido em parceria firmada com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal. O reitor da UFGD, professor Lino Sanabria, participou do evento e já confirmou convênio para essa finalidade com o IFMS. Também presentes no ato, o deputado federal Loester Nunes e o estadual Renato Câmara, destacaram a iniciativa pioneira. A secretária de Educação do Município, Ana Paula Benitez, representou o prefeito Alan Guedes.