Novas conquistas: maior edital de incentivo da história fortalece esporte sul-mato-grossense

O Governo vai investir R$ 7 milhões em políticas públicas de esporte

O lançamento do maior edital de incentivo ao esporte sul-mato-grossense movimentou o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo na noite de quarta-feira (03). Atletas de diversas modalidades, dirigentes esportivos, técnicos, gestores e autoridades políticas prestigiaram o evento, com o objetivo de atender às diversas manifestações esportivas presentes em Mato Grosso do Sul. 

Logo na entrada, atletas das modalidades esportivas de voleibol adaptado, basquetebol, ciclismo, atletismo, badminton, handebol, luta olímpica, taekwondo, judô, tênis de mesa, xadrez e ginástica participaram fazendo apresentações. Também no terraço, os participantes puderam assistir a uma performance de pirofagia. 

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que participou representando o Governo do Estado, pontuou esse recurso vai contemplar sete categorias diferentes, sendo esporte e transformação social, esporte de aventura, avaliação da saúde e desempenho de atletas, esporte de rendimento infanto-juvenil, esporte de rendimento adulto, esporte de alto rendimento adulto e federações esportivas. 

“Fico muito feliz em trazer o abraço do nosso governador Eduardo Riedel a todos. Digo com toda certeza que o esporte vai continuar sendo muito bem tratado durante toda a atual gestão. Hoje vemos aqui meninos e meninas, público da terceira idade, pessoas com deficiência, mostrando que esporte é cidadania, inclusão e transforma vidas. O edital ‘Esporte e transformação social: novas conquistas em Mato Grosso do Sul’ vai garantir o acesso ao esporte para muitas pessoas”, comemorou. 

A primeira-dama, Mônica Riedel, enfatizou a importância do esporte como transformador social. “Eu, como atleta amadora, sei da importância da conquista por meio do nosso próprio empenho. O esporte proporciona isso e com certeza vai auxiliar em diversas áreas, desde afastar os jovens das situações de violência, até incentivar o trabalho em equipe”, declarou.

Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o edital é um capítulo histórico para o Estado. “Um marco significativo para o esporte em Mato Grosso do Sul. Com esse investimento, estamos apoiando as entidades esportivas locais, além de criar oportunidades para o desenvolvimento e a inclusão em todas as áreas do cenário esportivo. Nosso objetivo é fortalecer a base esportiva capacitando atletas desde o início, na base, até o alto rendimento. É uma honra fazer parte desse movimento de transformação”, afirmou. 

O diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, reforçou que o edital é aberto a toda a comunidade esportiva, para que enviem projetos de esporte, desde a iniciação esportiva, até a excelência, passando pelos esportes de aventura, esportes nas comunidades indígenas e quilombolas. “A fim de que o esporte e o lazer sejam fomentados em todo o estado”, frisou. 

Serão investidos R$ 7 milhões pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Setesc (Secretaria de Estado Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer). 

As entidades de práticas desportivas, associações, institutos, ONGs, clubes escolares e/ou clubes esportivos poderão encaminhar até duas propostas, em categorias distintas. As federações esportivas poderão enviar apenas uma única proposta. 

As entidades mais bem pontuadas receberão o apoio financeiro conforme ordem de colocação do resultado definitivo, com previsão de execução do objeto no prazo de até 12 meses. As propostas podem ser submetidas até o dia 22 de maio. 

Novas categorias 

Serão contempladas pela primeira vez - em um edital de chamamento público – a categoria ‘esporte para todos’, que são comunidades em situação de vulnerabilidade que gerem transformação social por meio do esporte, sendo um percentual reservado para o atendimento aos povos originários e/ou quilombolas. 

Outra novidade é a categoria ‘esporte de aventura’, que são esportes praticados em ambientes naturais, tais como maratona aquática, mountain bike, canoagem, corrida de trilha, trekking e stand up paddle. E também a categoria que diz respeito a avaliação da saúde e desempenho dos atletas, com a finalidade de subsidiar projetos que forneçam avaliação multiprofissional de atletas de rendimento.