Vice-governador conhece primeiro laboratório de jogos digitais de MS

Professor Rodrigo Devido apresenta GameLab ao vice-governador em Dourados

O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) conheceu, nesta sexta-feira (4), em Dourados, o primeiro Laboratório de Jogos Digitais de Mato Grosso do Sul, o GameLab, que funciona no campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Ali, pode verificar alguns jogos já criados e que, inclusive, estão disponibilizados para a Rede Municipal de Ensino.

De acordo com o professor Carlos Vinícius de Figueiredo, diretor do campus do Instituto no Município, o GameLab foi criado através de uma parceria viabilizada junto ao Ministério das Comunicações com a Fundect (a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), com investimentos da ordem de R$ 300 mil.

“É um laboratório de experimentação e realização de estágios que começamos a implantar neste ano para o desenvolvimento das atividades do curso, mas os meninos estão trabalhando dentro de uma perspectiva que prevê a criação de 12 jogos em um prazo de dois anos”, explicou o diretor.

Diretor do campus Dourados, professor Carlos Vinícius, recepcionou vice-governador

O curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais oferecido no campus do IFMS no Município recebeu o Conceito 5, após avaliação presencial realizada entre os dias 3 e 5 de maio deste ano por representantes do Inep (o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do MEC. “Isso é resultado de um trabalho institucional desenvolvido, que tem início bem antes da avaliação”, disse o coordenador de Graduação da instituição, Rodrigo Cardoso.

Barbosinha acompanhou a demonstração de alguns experimentos já realizados no GameLab e ouviu dos estudantes Pedro, Lucas e Anderson, que servem como estagiários no laboratório, os detalhes de todo o processo desenvolvido. “Fico feliz em ver que Dourados sai na frente, também nessa área da tecnologia, e oferece para o Mato Grosso do Sul as novas alternativas em programação digital, criando um ambiente bastante propício e focado nesse radar que tem atraído a nossa juventude”, cumprimentou o vice-governador.

Coronel Ponciano

Depois de conhecer o laboratório de Jogos Digitais do Instituto Federal, Barbosinha foi vistoriar as obras de restauração da Rua Coronel Ponciano, onde o Governo do Estado investe mais de R$ 32 milhões em infraestrutura urbana (pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, restauração funcional do pavimento, ciclovia e sinalização viária). “Trata-se de mais um grande investimento do Governo e é o reflexo da garantia de que o municipalismo continua sendo o foco do governador Eduardo Riedel, atendendo mais uma vez a minha Dourados”.

A obra vai transformar toda a região que liga a avenida Marcelino Pires com o trevo de acesso às rodovias federais BR-163 e BR-463, contemplando diversos equipamentos públicos instalados no trecho atendido, como os prédios da Prefeitura, Secretaria de Saúde, Pavilhão de Eventos, UPA, Central de Perícias e Documentação da Sejusp, Detran e ainda o setor empresarial fortemente estabelecido ao longo da via.