Biografia

 
Deputado Barbosinha
 
 

Olá amigos e amigas. Te convido para conhecer um pouco mais da minha história de vida e minha trajetória política no Mato Grosso do Sul. Vem comigo!

Meu nome é José Carlos Barbosa e sou mais conhecido como Barbosinha. Nasci no dia 26 de outubro de 1964 no Distrito de Itaguaçu, na cidade de São Simão, Goiás. Filho de família muito humilde sou o caçula de nove irmãos. No ano de 1975 me mudei para a cidade de Angélica, onde trabalhei como sorveteiro, engraxate e vendedor de salgado. Minha trajetória na vida política começou bem cedo e aos 13 anos fui nomeado o primeiro funcionário contratado do recém-criado município.

Logo depois, me mudei para a cidade de Dourados onde trabalhei como bancário e cursei a faculdade de Direito pela antiga Socigran. De volta a Angélica, ingressei na vida política, eleito prefeito municipal entre 1989 e 1992. Tive a honra de ser considerado, até hoje, um dos melhores administradores da cidade. Em 1993, casei-me com a médica Maristela de Castro Menezes, retornando para Dourados. No município atuei como advogado cível, criminalista e professor universitário. Foi neste período que a vida me deu de presente meu filho, José Pedro Menezes Barbosa.

Advogado, pós-graduado em Processo Civil, mestre em Direito Constitucional pela UnB (Universidade de Brasília), fui convidado em 2007 para assumir a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). Foi através de uma gestão séria, moderna e comprometida durante sete anos e três meses, que realizamos o maior investimento em saneamento do Estado, projetando a empresa nacionalmente e garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população sul-mato-grossense. Por conta deste trabalho em 2012, tive o privilégio de ser eleito presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), sendo o primeiro sul-mato-grossense a presidir a instituição.

Em 2014, um novo desafio tomou conta da minha vida, decidi concorrer a um cargo no parlamento estadual de Mato Grosso do Sul. Eleito com 21.554 votos passei a ocupar o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa de MS. Já no ano de 2016, a convite do governador Reinaldo Azambuja, me licenciei deste cargo de deputado para ocupar uma das pastas mais respeitáveis do Governo de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), onde fiquei por um ano e oito meses.

Na Sejusp, contabilizamos inúmeras conquistas, proporcionado mudanças substanciais na segurança pública. Viabilizamos, junto ao Governo do Estado, um dos maiores investimentos da história de Mato Grosso do Sul, o programa "MS Mais Seguro", fazendo com que o Estado se tornasse o 5º mais seguro do Brasil para se viver.

O desafio e o compromisso com a população de Mato Grosso do Sul me levaram de volta a Assembleia Legislativa. Para meu segundo mandato fui eleito deputado estadual com 27.492 votos, para trabalhar pelo desenvolvimento do meu, do nosso Mato Grosso do Sul.

 

Minha trajetória em imagens