Água Clara

Sobre a Cidade

A margem esquerda do rio verde, região de beleza fascinante, encantadora, serena que possuía as sonoridade da solidão, dóceis a qualquer ruído, apenas quebrada pelos rugidos das onças pelo cantar das coans das seriemas em todas as extensões de suas matas.

Assim começa a história da região, de uma cidade, de como Água Clara nasceu e quem foram seus desbravadores, um roteiro fiel dos trabalhos e das esperanças bem sucedidas dos seus povoadores. Em 1913 com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, forma se um povoado que passa a ser conhecido como Rio Verde, nome resultante devido o povoado ser banhado pelo Rio Verde, a povoação a princípio formada apenas por construtores da estrada, foi acrescida de comerciantes. Informações dão conta que Benevenuto Ottoni e Pedro Ottoni são os verdadeiros fundadores do município. Embora outros dados os apontem como pioneiros da industria na cidade.

Um dos primeiros nomes a ter destaque no comércio desta região foi o Sr. Fenelon da Costa, com a firma Caldeira e Fenelon com matriz em Três Lagoas. O pequeno agrupamento de casas foi evoluindo devido as necessidades surgidas para a instalação dos trilhos da NOB, surgiu a primeira Indústria ao fornecimento de madeiras para os dormentos da estrada.

No ano de 1932, devido ao crescimento que atingiu o povoado de Rio verde, foi reconhecido como Distrito de paz de Três Lagoas, com o nome alterado para Água Clara, considerando-se a água cristalina que abastecia a população e que essa água era proveniente do córrego Água Clara, mudou o nome que permanece até os dias de hoje. No ano de 1953 pela Lei nº 676,de 11 de dezembro, o Distrito de Água Clara é elevado à categoria de Município, sendo sua instalação efetiva a 08 de fevereiro de 1954, assumindo provisoriamente a Prefeitura o Juiz de Paz, Sr. Cassiano Vitório da Silva. Pelas eleições marcadas e realizadas no dia 03 de outubro deste mesmo ano é eleito Evaristo Mariano Rodrigues, o primeiro Prefeito Municipal de Água Clara.

A partir de 1954 com a realização das eleições de 04 em 04 anos, outros prefeitos passaram pelo Município, cada um deles deixando sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do Município.

Notícias



Cidade de Agua Clara

Luciana BomfimÁgua Clara