Aparecida do Taboado

Notícias


Aparecida do Taboado é a terra onde "nasce o rio Paraná". Conhecida como "A terra dos 60 dias apaixonado" em virtude da música de Darci Rossi e Constantino Mendes, no passado recente, tinha o título de "Princesinha de Mato Grosso".

A formação do Rio Paraná pelos rios Grande e Paranaíba é a nossa maior marca, uma vez que é a segunda maior bacia hidrográfica do mundo e onde você estiver, certamente, já ouviu falar do Paranazão.

O primeiro povoado surgido na região foi no Porto Tabuado, às margens do Rio Paraná, empreendimento dos mineiros João Barbosa e Maximino José da Rocha.

Posteriormente, o surgimento de uma nova cidade mudou de foco, Antonio Leandro de Menezes cedeu parte de sua fazenda, um pouco distante das margens do Rio Paraná e iniciou a implantação de um novo povoado, que tomou a denominação de "Lagoa Suja" por ser próximo de uma grande lagoa, que existe até os dias de hoje, sendo um viveiro natural de pássaros, entre eles a Arara tradicional de Mato Grosso do Sul, hoje Aparecida do Taboado.

O povoado foi elevado a distrito pela Lei N.º 1.012, de 01/08/1926 e o município foi criado pela Lei N.º 130, de 28/09/1948, data em que se comemora o aniversário da cidade.

O primeiro povoado surgido na região foi o Porto Taboado, às margens do Rio Paraná, empreendimento dos mineiros João Barbosa e Máximo José da Rocha. A criação do município ocorreu em 28 de Setembro de 1948.

O nome da cidade é uma homenagem do fundador, Antônio Leandro de Menezes, que fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida para a cura de um filho doente. Taboado vem de um antigo porto às margens do rio Paraná que tinha muitas taboas. Os primeiros habitantes da região vieram dos estados de São Paulo e Minas Gerais


Cidade de Aparecida do Taboado

webmasterAparecida do Taboado