Corguinho

Notícias

Sobre a Cidade

A existência de pedras preciosas nos rios Carrapato e Formiga no ano de 1931 rapidamente atraiu garimpeiros da região norte e nordeste do Brasil, que povoaram diferentes áreas do município, especialmente em torno de rios, ribeirões e córregos.Aqueles que se instalaram à beira do rio Fala Verdade procuraram em vão por suas riquezas e, em detrimento desta circunstância, decidiram descer o Rio Aquidauana e, ao encontra o ribeirão Corguinho, instalaram-se e retomaram com sucesso suas buscas por jazidas de diamantes e outras pedras preciosas.

O consequente povoamento desta área, mais tarde deu origem a sede do município (área urbana, divisão territorial datada de 1-VII-1955). O nome do município faz referência ao Ribeirão Corguinho – recurso hídrico em torno do qual os garimpeiros povoaram dando origem à área urbana – que passa por dentro da cidade e desagua no Rio Aquidauana.

Preocupados com a administração política da área, o então Estado de Mato Grosso, pela Lei nº 334 de 13 de março de 1934, instituiu Corguinho como distrito do município de Aquidauana (divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937).

Quatorze anos depois, com a emancipação do município de Rochedo, pela Lei nº 204 de 23 de Novembro de 1948, a administração política do distrito de Corguinho é transferido do município de Aquidauana para o município de Rochedo (divisão territorial datada de 1-VII-1950).

Cinco anos depois, o povoado de Corguinho conquista sua emancipação política, em 11 de Dezembro de 1953, pela Lei nº 684, passando a ser o município de Corguinho, contando com 2.639,850 km², faz limite com os municípios de Terenos, Aquidauana, Rochedo, Bandeirantes e Rio Negro (em divisão territorial datada de 1-VII-1955, foi distrito de Corguinho até o ano de 1958). Atualmente, compete a Corguinho a administração política de quatro distritos – Taboco, Fala Verdade, Baianópolis e Furnas da Boa Sorte – contando com quatro assentamentos em diferentes regiões – Vista Alegre, Torre de Pedra, Liberdade Camponesa e Rancho Alegre.



webmasterCorguinho