Fátima do Sul

Noticias

Sobre a cidade

Fátima do Sul
A elaboração do presente histórico sobre o Município de Fátima do Sul, foi extraído de uma monografia de autoria do Dr. José Adauto do Nascimento; dados arquivados no Paço Municipal. E Também do livro História de Fátima do Sul, de autoria da professora Claudia Coutinho Capilé, publicado no ano de 1999.Apesar de não estar no planejamento da administração do núcleo colonial de Dourados uma imediata expansão, mas devido a constante chegada de enorme quantidade de migrantes a região, tornou-se necessária a abertura de novas "picadas" em direção a Leste, uma das quais é o marco inicial da atual BR-376, que liga Dourados a Fátima do Sul. A permanente interiorização fez com que um aglomerado de famílias instalasse um povoado a margem esquerda do Rio Dourados, atual Vila Nossa Senhora dos Navegantes, com centenas de ranchos de pau-a-pique cobertos de sapé ou tabuinha, os quais além de alojarem as famílias serviram também como instalação dos primeiros armazéns, farmácias e as casas de tecidos.Desde o início do povoamento vários nomes recebia o vilarejo: Barranca, Porto Ubatuba, Porto Vitória, entre outros.No dia 08 de Novembro de 1.953 veio ao povoado o Frei Frederico Miés para celebrar a primeira missa. A qual após o seu término, o povo ali presente perguntou ao Padre que nome deveria ser dado à Vila, o Padre pensando por alguns instantes logo respondeu: – Como aqui tem gente vinda de todos os recantos do País acho que deveria ser dado o nome de "Vila Brasil", o que foi acolhido e adotado por todos.No início de 1964, foram realizadas as primeiras eleições do Município de Vila Brasil, sendo eleitos como Prefeito o Sr. Antonio Gabriel Moreira (Vigorelli) e Vice o Sr. Reinaldo dos Santos Moraes, que tomaram posse em 02 de Maio de 1.965.

Na primeira seção legislativa, já foi votado o projeto de Lei n◦ 1, criando uma comissão para cuidar da mudança do nome do Município de Vila Brasil. Não correspondia mais a realidade, ter como nome o Vila. Iniciou-se uma extensa campanha popular, juntamente com os vereadores. Foi feita uma coleta de nomes preferidos pela opinião pública e nomeada uma comissão específica para escolher os dez nomes mais sugestivos para o Município, os quais seriam submetidos a plebiscito.

Entre os nomes concorrentes a Comissão especial selecionou os seguintes: Porto Vitória, Marechal Rondon, Fátima do Sul, Campinas do Sul, Novo Planalto, Rio Brasil, Pira-Porã, (Brasilândia) Brasiporã, Novo Brasil e Culturama.

Realizado o plebiscito, mereceu o maior número de votos o nome de Fátima do Sul, seguido de Culturama e Novo Planalto. Assim, em 16 de junho de 1965, a Câmara Municipal de Vila Brasil, aprova a Lei n◦ 6, mudando o nome do Município para Fátima do Sul, tendo sido confirmado pela Lei Estadual n◦ 2.591, de 31 de dezembro de 1965. Nascia assim, definitivamente, o toponímico "Fatimassulense", nosso querido "Favo de Mel".Por motivo de saúde, o Prefeito Antonio Gabriel Moreira se licenciou do cargo, assumindo a Prefeitura o Sr. Reinaldo dos Santos Morais,em 04 de junho de 1966.

Em 02 de Abril de 1967, chega a Fátima do Sul, procedentes de Caxias do Sul/RS, as irmãs de São José, para o exercício de Atividades Assistenciais e Religiosas. Em 04 de Maio de 1969, foi benta e inaugurada a atual igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima.



Luciana BomfimFátima do Sul