Ivinhema

Noticias

Sobre a cidade

Ivinhema é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul.Às margens do Rio Ivinhema, entre os rios Piravevê ao norte e Guiray ao sul, localiza-se a cidade de Ivinhema. A cidade é um dos centros mais importantes do Vale do Ivinhema. população de 30milO município de está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Iguatemi). Localiza-se a uma latitude 22º18'17" sul e a uma longitude 53º48'55" oeste. Distâncias:284 km da capital estadual (Campo Grande)1 196 km da capital federal (Brasília)Geografia físicaSoloNo município de Ivinhema verifica-se predominância de Latossolo portanto com baixa fertilidade natural, os quais se apresentam tanto com textura argilosa quanto média.Junto a algumas drenagens, há ocorrência de nitossolos de textura arenoso-média e arenoso-argilosa, apresenta ainda planossolo álico.Vista aérea de Ivinhema - MSEncontra-se na região dos planaltos arenitico-basálticos interiores, onde localmente dominam relevos planos elaborados pela erosão e pela ação fluvial, apresentando algumas formas de modelado de dissecação colinosa ao sul e oeste do município com declividades modestas. Os relevos tabulares e planos predominam praticamente em todo o município ficando as áreas planas de acumulação restrita à proximidade das margens dos principais rios.

Apresenta relevo plano geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, com relevos elaborados pela ação fluvial e áreas planas resultante de acumulação fluvial sujeita a inundações periódicas.

Clima, temperatura e pluviosidadeEstá sob influência do clima tropical (AW), sendo ao norte e noroeste do município (inclusive na sede municipal) o clima é úmido. No restante do município o clima é considerado de úmido a sub-úmido.

As precipitações médias estão entre 1.400 e 1.700mm, bem distribuído durante o ano. E varia entre 1.750 a 2.000 mm anuais, excedente hídrico de 1.200 a 1.400 mm durante sete a oito meses de eficiência hídrica de 200 a 350mm durante três meses.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima registrada em Ivinhema foi de 0,0 ºC, ocorrida no dia 14 de agosto de 1978. Já a máxima foi de 40,3 ºC, observada dia 26 de setembro de 2004. O maior acumulado de chuva registrado na cidade em 24 horas foi de 146,0 mm, em 19 de junho de 2012



webmasterIvinhema