Miranda

Fundada em 1778 a partir da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, reduto construído pelo governador-general Caetano Pinto de Miranda a mando do Capitão das Conquistas João Lemes do Prado e seu objetivo era defender a região contra possíveis ataques de bandoleiros (Castelhanos de Assunção). Seu nome inicial era Mondego, que depois formou-se o povoado, este mais seguro.

Em 1835, o local passou a se chamar Nossa Senhora do Carmo de Miranda e sua comarca abrangeu todo o Planalto do Amambaí. Em 1857, Francisco Rodrigues do Prado (irmão do fundador do presídio) consegue por meio de lei provincial transformar a localidade em vila com o nome de Miranda, sendo uma homenagem ao ex-governador que iniciou a construção do presídio. Em 1865 o local é destruído pelos paraguaios durante a Guerra do Paraguai. Com o progresso a cidade é reconstruída novamente.Miranda portal do pantanal é a décima sexta cidade mais populosa do Mato Grosso do Sul com 25.794 mil Habitantes. É uma das cidades mais antigas do estado juntamente com Corumbá e Ladário e junto com 6 municípios faz parte do Pantanal Sul.

LocalizaçãoO município de Miranda está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Pantanal Sul-Mato-Grossense (Microrregião de Aquidauana). Localiza-se a uma latitude 20º14'26" sul e a uma longitude 56º22'42" oeste. Distâncias:

202 km da capital estadual (Campo Grande)1 228 km da capital federal (Brasília).



webmasterMiranda