Sete Quedas

Noticias

Sobre a Cidade

O município está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Iguatemi). Localiza-se a uma latitude 23º58'13" sul e a uma longitude 55º02'08" oeste.

A predominância é de solos minerais não hidromórficos, Argissolos bem desenvolvidos, profundos e, geralmente, bem drenados. Variam muito quanto à fertilidade, com textura predominantemente arenosa e média e Gleissolos.

Apresenta Modelados Planos-P, relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva; Modelados de Dissecação – D, com relevos elaborados pela ação fluvial e Modelados de Acumulação Fluvial – Af, área plana resultante de acumulação fluvial sujeita a inundação periódica.

Clima, temperatura e pluviosidadeCidade mais fria do estado. Está sob influência do clima subtropical (Cfa) do sul de Mato Grosso do Sul e apresenta índice efetivo de umidade com valores anuais vaiando de 40 a 60%. A precipitação pluviométrica anual varia entre 1.500 a 1.700mm anuais, excedente hídrico anual de 800 a 1.200mm, durante cinco a seis meses e deficiência hídrica de 350 a 500mm, durante quatro meses

É uma das cidades mais frias de Mato Grosso do Sul devido a três fatores a seguir: Sua latitude/posição sul ao trópico de capricórnio, sua altitude em relação a outros municípios do estado e sua posição em relação à recepção de massas polares vindas da Argentina passando pelas fronteiras paraguaias adicionadas com a umidade advindas do pantanal e da região amazônica, fator ao qual mantém-se sempre mais fresca que as demais cidades do estado.



webmasterSete Quedas