Governador quer continuidade nas ações da política de segurança pública

Sub-título

10/01/2018 19h54 - Por: Assessoria

O governador Reinaldo Azambuja disse, em reunião de despedida do procurador Silvio Maluf, que o deputado estadual José Carlos Barbosa (Barbosinha) assume a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com a missão de dar continuidade às ações de governo e consolidar uma política de segurança permanente.

"Barbosinha vai dar continuidade ao trabalho com o objetivo de construir uma política de segurança duradoura. As pessoas vão, mas o governo permanece e no poder público tudo se recicla", afirmou o governador, destacando que a expectativa da população é por resultados. "Você é uma pessoa de diálogo e com certeza vai dar continuidade ao trabalho do Silvio Maluf. Como em todas as áreas do governo, na Sejusp terá o desafio de aperfeiçoar sempre, buscar a eficiência. As pessoas vão reconhecer nosso trabalho pelas entregas e eficiência", disse Reinaldo.

Na reunião de despedida do procurador Silvio Maluf, realizada terça-feira à noite, com a presença da primeira-dama Fátima Azambuja e de todos os secretários, além de dirigentes de fundações, Reinaldo disse que o governo só ganha eficiência quando há unidade na equipe, com espírito de corpo. A Sejusp é um exemplo dessa consciência de unidade e integração, segundo o governador.

"No nosso governo não existe estrelas, nem o governador, somos um só governo e costumo dizer que esse é o foco, a política vem depois, é consequência (…) Não adianta ser um bom político e um mau gestor, as pessoas vão reconhecer o trabalho pelos resultados".

Reinaldo disse que a o novo secretário de Justiça e Segurança Pública gosta de desafios e assume afinado com a orientação de fazer uma gestão "transparente e com honestidade", podendo contar com o seu respaldo. "Peço que se faça as coisas com lealdade, com a preocupação voltada mais para o governo".

Reportando-se à crise política no País, Reinaldo disse que a população espera dos governantes honestidade e transparência. "O povo não aguenta mais, as famílias estão sofrendo, o grande sonho da população é que o próximo governo seja melhor que o atual".

A vice-governadora, Rose Modesto, prestou homenagem a Silvio Maluf, fazendo a leitura de um texto em que exalta as virtudes e a profissão de fé.

Silvio Maluf, que coincidentemente atuou na área acadêmica com Barbosinha, recebeu uma placa de reconhecimento e teve sua atuação destacada por colegas de governo. Mencionou os desafios, a remoção de obstáculos e a solidariedade dos demais secretários. Maluf também fez um breve balanço das ações à frente da Sejusp.

O secretário chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula, salientou o cumprimento da missão, lembrando que Silvio Maluf trabalhou, em 15 meses, buscando sempre a eficiência e a unidade, promovendo a integração entre as forças de segurança pública. Sérgio de Paula deu as boas vindas ao novo secretário, lembrando que ele passa a integrar o governo de Reinaldo Azambuja pela capacidade e não pode indicação político-partidária

Superação

José Carlos Barbosa afirmou que já teve várias missões e julga a tarefa de conduzir a Sejusp o seu maior desafio, "uma responsabilidade muito grande", que vai superar com trabalho. De origem humilde, Barbosinha, como é chamado nos meios políticos, recordou de sua administração em Angélica, onde foi engraxate, e da gestão na Sanesul, Considera que o trabalho de Silvio Maluf é heróico, diante das adversidades enfrentadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além do sistema penitenciário, vinculado à pasta que comandará a partir dessa sexta-feira.

"Tenho a compreensão dos desafios e muito consciente que há um só governo (…) Oxalá este seja o melhor governador que Mato Grosso do Sul já teve", disse, em alusão à trajetória do governador Reinaldo Azambuja, que iniciou a carreira em 1996 como prefeito de Maracaju por dois mandatos, passando pela Assembleia Legislativa e Câmara Federal. "Assumo com a missão de bem servir ao Estado", disse o novo secretário de Justiça e Segurança Pública

"Vamos buscar o diálogo em todas as situações, integrar ainda mais as forças de segurança e oferecer uma segurança pública eficaz a todos os sul-mato-grossenses".

Perfil do novo secretário

José Carlos Barbosa, o Barbosinha, nasceu em 26 de outubro de 1964 na cidade de São Simão (GO). Filho de família muito humilde é caçula de nove irmãos. Em 1975 mudou-se para a cidade de Angélica, onde trabalhou como sorveteiro e engraxate, quando aos 13 anos iniciou sua trajetória pública, sendo o primeiro funcionário contratado do recém-criado município.

Logo depois, Barbosinha mudou-se para Dourados onde trabalhou como bancário e cursou a faculdade de Direito pela antiga Socigran. De volta a Angélica, tornou-se prefeito entre 1989 e 1992, considerado até hoje um dos melhores administradores da cidade. Em 1993, casado com a médica Maristela de Castro Menezes, retornou para Dourados, onde atuou como advogado cível, criminalista e professor universitário. Neste período também se tornou pai de José Pedro Menezes Barbosa.

Advogado, pós-graduado em Processo Civil, Mestre em Direito Constitucional pela UnB (Universidade de Brasília), Barbosinha foi convidado em 2007 para assumir a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), onde fez uma gestão séria e moderna durante sete anos e três meses, realizando o maior investimento em saneamento da história do Estado, projetando a empresa nacionalmente e garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população. No ano de 2012, foi eleito presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), sendo o primeiro sul-mato-grossense a presidir a entidade.

Em 2014, José Carlos Barbosa foi eleito deputado estadual com 21.554 votos.

Edmir Conceição/Bosco Martins – Assessoria RTVE



NotíciasLuciana Bomfim