Polícia Militar comemora dia de Tiradentes e homenageia secretário de Segurança com medalha

16/02/2018 10h40 - Por: Assessoria

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) comemorou na manhã desta terça-feira (19), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o Dia do Patrono das Polícias Militares do Brasil, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, com outorga, a personalidades civis e militares, da Medalha Tiradentes. A solenidade foi presidida pelo secretário de Estado Justiça e Segurança Pública, que na ocasião representou o governador Reinaldo Azambuja, acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira.

Durante o evento o comandante-geral da PM, destacou o significado de Tiradentes para a corporação, uma vez que o alferes serve de inspiração para os policiais militares. "A PM sempre homenageará Tiradentes, o homem que se resignou contra todo tipo de injustiça e opressão, clamava por liberdade e pagou um alto preço por essa abnegada luta. Um inconformado que, naquela época, em seu posto de alferes, já executava funções da Polícia Militar. Nós, policiais, somos como Joaquim José da Silva Xavier, inconformados com injustiça social e os problemas que a população venha a sofrer", enfatizou.

Entre os agraciados pela PMMS com a Medalha Tiradentes, a mais alta comenda da instituição, está o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que enfatizou a importância da homenagem. "A Medalha Tiradentes não é apenas um metal que brilha, ela tem um significado especial, pois relembra a história do mártir da Inconfidência Mineira, que se confunde com a história de Mato Grosso do Sul e da Polícia Militar, que é fiel as suas tradições. É uma honra receber essa medalha, o que significa receber um pouco do conteúdo dessa história", destacou.

O secretário que no ato também representou o governador, destacou a vontade de Reinaldo Azambuja em avançar na segurança pública, como está sendo feito na área da saúde com a Caravana. "Queremos evoluir em relação a pessoal, equipamentos e estrutura. Afinal, mesmo com todas as dificuldades os números do Estado no combate à criminalidade supera qualquer número nacional, isso se deve a garra e a pujança daqueles que utilizam a farda e não se calam diante da agressão do mais fraco", frisou.

Homenageados

Este ano, foram agraciados com a Medalha Tiradentes 110 autoridades civis e militares, que contribuíram de forma expressiva para a segurança pública e com o trabalho da PMMS, ajudando a projetar a imagem da corporação em nível estadual e nacional. Entre os civis agraciados com a honraria estão 22 autoridades, são elas o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, deputado estadual Ângelo Chaves Guerreiro, deputado federal pelo Estado de São Paulo, Capitão José Augusto Rosa, Desembargador Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça do Estado, Julizar Barbosa Trindade, presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, Juiz Federal do Tribunal Regional do Trabalho, Maurício Sabadini, Promotora de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça, Gisleine Dal Bó, Procurador do Ministério Público Federal do Trabalho, Paulo Douglas Almeida de Moraes, Promotor de Justiça da 14ª Promotoria, Rodrigo Jacobina Stephanini, Juíza de Direito da 5ª e 6º Vara do Juizado Especial, Sandra Regina Da Silva Ribeiro Artioli e a vereadora Luciene Vieira Cavalheiri.

Também receberam a comenda os delegados de Polícia Civil Adriano Garcia Geraldo, Luis Alberto Ojeda, Mikaill Alessandro Gouvea Faria e Fernando Villa De Paula, inspetor-chefe da Receita Federal em Mundo Novo, Clovis Ribeiro Cintra Neto, diretor da Empresa Jaguar Transportes Urbanos de Campo Grande, Paulo Constantino de Carvalho, coordenador de Seleção e Ingresso de Pessoal da SAD, Paulo Victor Dos Santos Oliveira, médico veterinário apoiador do Esquadrão de Cavalaria da PMMS, Rafael Souza e Silva, coordenadora de Informática Tecnologia da Sejusp, Rosangela Costa Carneiro, coordenador da Caravana da Saúde, Sergio Luiz Gonçalves, além do secretário Especial e Superintendente de Licitações De Mato Grosso Do Sul, Silvano Luiz Rech.

Já entre as autoridades militares foram homenageados 88 oficiais e praças da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que no último ano prestaram relevantes serviços à Corporação. Entre eles estão, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson Alves do Amaral e o comandante do Comando Militar Do Oeste, general de Exército Paulo Humberto César de Oliveira.



NotíciasLuciana Bomfim