Secretário acompanha atividades das forças de segurança na Caravana da Saúde de Dourados

16/02/2018 10h20 - Por: Assessoria

Junto com o governador Reinaldo Azambuja e sua comitiva, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa acompanhou de perto neste sábado (16), o trabalho realizado pela segurança pública no complexo da Caravana da Saúde montado no Centro Poliesportivo Jorge Salomão, em Dourados.

José Carlos Barbosa visitou os estandes de todas as instituições da segurança pública e conversou com policiais, bombeiros e com a população, para ouvir as sugestões e demandas da pasta. "É muito importante essa aproximação com as categorias e a sociedade, para juntos com as forças unidas e fortalecidas que temos, construirmos a segurança pública que a população tanto almeja", destacou.

O secretário de Segurança e o governador ainda assinaram durante o segundo "Dia D" da Caravana da Saúde, o Termo de Convênio que possibilita o diagnóstico precoce da Tuberculose em pessoas privadas de liberdade, através de parceria entre Secretaria de Estado de Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), via Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário.

De acordo com a superintendente do Hospital Universitário da UFGD, Mariana Trindade Ribeiro Croda, com a parceria os internos das unidades penais de Dourados e região vão receber atendimento especializado em uma unidade móvel, coordenada pelo professor doutor Júlio Henrique Rosa Croda, o que permite o diagnóstico e tratamento precoces da doença, aumentando as chances de cura e evitando epidemias.

Reinaldo Azambuja destacou que esta é apenas uma das inúmeras ações de segurança pública que serão realizadas no Estado, que tem a área como prioritária. "Dourados e o Estado ganharam um grande secretário que vai servir Mato Grosso do Sul e fazer uma ótima gestão à frente da Segurança Pública", frisou o governador, agradecendo a população do município por "ceder" José Carlos para compor a equipe do Governo do Estado.

Ainda durante a cerimônia do "Dia D" da Caravana da Saúde foram entregues coletes e certificados aos agentes voluntários da Defesa Civil, que foram capacitados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil entre os dias 11 e 16 deste mês. De acordo com Isaias Ferreira Bittencourt a meta do Governo do Estado é oferecer apoio para a implementação e a operacionalização das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. "Os municípios devem estar preparados para atender imediatamente a população atingida por qualquer desastre, buscando reduzir as perdas materiais e ambientais", explica o Coordenador Estadual da Defesa Civil.

O curso teve carga de 40 horas/aulas, com conteúdos sobre a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, estudo dos desastres e também aulas teóricas e práticas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), combate a incêndio urbano e florestal e Radiocomunicação Emergencial nos Desastres.



noticiaswebmaster