Secretário de Segurança abre em Campo Grande o 1º Curso de Treinamento para Intervenção Rápida

16/02/2018 10h03 - Por: Assessoria

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública José Carlos Barbosa, participou na manhã desta segunda-feira (4) em Campo Grande, da abertura do 1º Curso de Treinamento para Intervenção Rápida, oferecido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) a 120 agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul.

Realizado pela Agepen através de parceria com a Fundação Escola de Governo e a Escola Penitenciária (ESPEN), o curso é ministrado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do Distrito Federal, nas dependências do 20º Regimento de Cavalaria Blindada do Exército até o próximo dia 13 deste mês.

Para o secretário de Segurança, cursos como o iniciado hoje vem de encontro com as metas e objetivos da atual gestão. "Faremos tudo o que tiver ao nosso alcance para que os servidores trabalhem mais felizes e satisfeitos, e para que devolvam as melhorias, treinamentos e qualificações recebidos à sociedade em forma de trabalho e segurança de qualidade", garantiu José Carlos Barbosa.

Através do curso os agentes receberão capacitações para o aprimoramento das técnicas de revista, análise de estrutura e implementação de procedimentos, redução do contato físico, armamento e tiro, uso de equipamentos não letais, uso de tonfas e escudos, técnicas de imobilização, escolta armada e gerenciamento de crises. "Um marco na instituição, esse curso vem ao encontro dos anseios dos servidores e do Sindicato dos Agentes Penitenciários", lembrou Ailton Stropa Garcia, diretor-presidente da Agepen.

De acordo com o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago, a realização do curso é resultado do trabalho conjunto e parceria entre o Sindicato dos Agentes Penitenciários e o Governo do Estado. "Essa formação vai fazer com que os agentes penitenciários estejam preparados para prestar serviços mais qualificados e seguros tanto para os servidores como para os internos", disse.

A aula inaugural do 1º Curso de Treinamento para Intervenção Rápida contou com presenças de diversas autoridades, entre elas o coronel do Exército Aluizio Lamim, representando o Comando Militar do Oeste, Rafael Garcia Ribeiro, superintendente de Políticas Penitenciárias da Sejusp, Francisco Gustavo Nascimento de Abreu, diretor da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal, da delegada Lúcia Falcão, diretora da Academia de Polícia Civil Delegado Júlio Cesar da Fonte Nogueira e do procurador e ex secretário de Segurança Silvio Maluf, que recebeu da Agepen uma placa de agradecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do sistema penitenciário do Estado, nos 15 meses em que comandou a pasta.



noticiaswebmaster