Melhores da Redação na Expoagro Digital são homenageados

Cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (29), antecedendo à sessão da Câmara de Vereadores, homenageou os alunos que se destacaram durante a realização do concurso de redação que foi promovido junto com a Expoagro Digital, organizada pelo Sindicato Rural de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura, Câmara e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

“A Educação em Mato Grosso do Sui tem uma missão, fazer com que fato nossos estudantes produzam textos, sejam destaque nacional, isso é mérito dos nossos alunos, dos nossos professores. A expansão do agronegócio no Brasil estás sendo contemplada com esse trabalho de redação e nos se timos recompensados por levar à frente essa missão”, disse o coordenador regional da Secretaria de Educação em Dourados, professor Nei Elias Coinethe de Oliveira, representando no ato a secretária de Educação do Estado, professora Maria Cecília.

Para o deputado Barbosinha, a coragem do Sindicato Rural em realizar a Expoagro na nova modalidade manteve ativa a “grande locomotiva”, como definiu o setor do agronegócio, saindo de uma pandemia mundial, mas ainda alerta em relação aos riscos iminentes que o vírus da Covid-19 ainda provocam. De acordo com o deputado, que sugeriu o concurso de redação para a Expoagro Digital, essa experiência já havia sido introduzida por ele na Sanesul, quando presidiu a empresa.

Mais de 1200 estudantes do Ensino Médio participaram do concurso, motivados pelo tema sugerido e mostrando o conhecimento absorvido. “A participação do Legislativo de Dourados, que abriu as portas para essa homenagem e a iniciativa do Sindicato Rural, revelam a importância das parcerias quando eventos desse porte são realizados”, cumprimentou o deputado douradense.

Na avaliação do presidente do Sindicato Rural, Angelo Ximenes, a produção agrícola do território nacional mostrou dados interessantes com os trabalhos de redação. Segundo ele, toda a área cultivada do País ocupa 60% do território, mas o setor produtivo utiliza em torno de 17% dessa capacidade. “Temos toda uma estrutura para avançar e crescer ainda”, destacou o sindicalista, lembrando as palavras do deputado Barbosinha na abertura da Expoagro Digital de que ‘o agro garantiu o abastecimento do Brasil e de parte do mundo durante a pandemia’.

Moção de Congratulações aprovada pela Assembleia Legislativa pela realização do evento inédito.

Premiados

Foram premiados por se destacarem com os trabalhos de redação na Expoagro Digital: em primeiro lugar, Gabriela Aparecida Vilhalva da Silva, da Escola Reis Veloso, com a professora Ana Claudia Brida; em segundo lugar, Adalberto Torales Sanavria – do CEEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) – Extensão na PED, com a professora Sirleia Vieira Portilho; e em terceiro lugar, Sara da Silva Santos – da Escola Floriano Viegas, com a professora Zunilda Oviedo da Silveira. E, ainda, homenageados, o professor Nei Coinethe e a professora Bruna Cardoso Espindola, da Coordenadoria Regional de Educação em Dourados. O deputado Barbosinha também entregou ao presidente do Sindicato Rural, Angelo Ximenes,