Presença do Estado nas aldeias reforça compromisso do Governo em Dourados

O vice-governador Barbosinha participou, nesta segunda-feira (20), em Dourados, da instalação do programa Ação Social, idealizado pelo Governo para as aldeias Jaguapiru e Bororó. Falando em nome do governador Eduardo Riedel, ele destacou o compromisso do Estado nessa ação.

“Diálogo e boas parcerias, como a que estabelecemos aqui com a PRF, e todos os demais órgãos de segurança, indicam a importância de um projeto piloto que vai além dos limites das aldeias Jaguapiru e Bororó de Dourados”, disse. O vice-governador afirmou que o Estado já vem trabalhando dentro da aldeia, com medidas inicialmente paliativas para tentar resolver o problema da falta d’água, “mas precisamos avançar em obras estruturantes, como a discussão do asfalto dentro das aldeias, a escola em tempo integral que estamos projetando para a aldeia Bororó e o diálogo com o Município para criar alternativas de comercialização da atividade artesanal, através de um Entreposto às margens da rodovia, atraindo o setor do turismo e produzindo renda para o sustento das famílias indígenas”.

Barbosinha lembrou que era comum, até então, políticos visitarem as aldeias apenas em período de campanha eleitoral. “Esse é um fato histórico, a presença do Estado, das forças de segurança, vem realizar cidadania. A ideia é estar cada vez mais presente na vida das famílias indígenas, estabelecendo o protagonismo de levantar as demandas, criando um diálogo com o Governo Federal, não só para atender as aldeias Jaguapiru e Bororó, mas todas as comunidades indígenas do Estado”, definiu o vice-governador.

Até sexta-feira (24), os trabalhos coordenados pela Sejusp (Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública), sob a supervisão geral do coronel Wagner Ferreira da Silva, secretário-executivo da pasta, vão oferecer aos moradores atendimento para atualização da carteira de vacinação, palestras educativas e outros serviços. No local também será possível emitir a segunda via da cédula de identidade. Uma carreta da PRF, equipada com um auditório e estrutura de som e imagem, será o ponto focal da ação, servindo como apoio para os eventos.

Durante o evento, o vice-governador teve oportunidade de debater com o procurador Marco Antonio Delfino de Almeida, do MPF (Ministério Público Federal), a realização de ações estruturantes para melhorar a vida nas aldeias. “A grande questão da água, do ponto de vista operacional, recorrente e insistentemente reclamado por nós, agora parece que encontramos uma alternativa, depois que o vice-governador Barbosinha intermediou essa ponte importante, ao trazer a Sanesul, que é quem tem a expertise para fazer esse serviço, na soma de esforços com outros órgãos”, elogiou o procurador. “A gente vê com satisfação essas parcerias que vem sendo construídas pelo novo Governo”, disse.

Reinaldo Arévalo e Ramão Fernandes, capitães das aldeias Bororó e Jaguapiru

Os capitães das aldeias Bororó e Jaguapiru afirmam que agora podem respirar esperança. Reinaldo Arévalo, da Bororó, disse que a presença do Estado, inicialmente com a Sanesul buscando eliminar a falta de água e agora com esta Ação Social, “anima mais a gente”. Ramão Fernandes, da Jaguapiru, disse que o momento é de começar a buscar respostas, também, para outros problemas.

“O Barbosinha já é nosso aliado, está sempre aqui, precisamos do Governo também para nos ajudar a criar mais empregos, dar uma expectativa para mais de 13 mil pessoas da nossa aldeia”, disse o capitão. Somadas, as aldeias Jaguapiru e Bororó possuem uma população superior a 25.100 habitantes.