Reforma da Escola Menodora atende pedido de Barbosinha

Ao completar 50 anos de história, escola vai ganhar reforma completa no centro de Dourados

Ao completar 50 anos de história, escola vai ganhar reforma completa no centro de Dourados

O Governo do Estado confirmou, em publicação na edição do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, a expedição de Ordem de Serviço para a reforma completa da Escola Estadual ‘Menodora Fialho de Figueiredo’, em Dourados. A publicação atende reivindicação já encaminhada pelo deputado Barbosinha (DEM) ao governador Reinaldo Azambuja, com cópias para o secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura) e à professora Maria Cecilia Amendola da Motta (Educação), e contempla demanda apresentada pelas lideranças da escola ao parlamentar.

O prédio foi inaugurado em 1970 e no dia 11 de março de 1971 foi criada oficialmente a escola Menodora, em homenagem à educadora que dedicou parte de sua vida ao trabalho salesiano e de preparação de jovens e adolescentes. Nascida na fazenda São João, na região de Maracaju, Menodora casou-se com o engenheiro agrônomo Arnaldo Estevão de Figueiredo, que chegou a prefeito de Campo Grande. O casal teve cinco filhos [Afrânio, Agenor, Arnaldo Filho, Antônio João e Leila Rita] e ela foi Primeira Dama da atual capital do Estado aos 19 anos de idade.

Recuperando-se em regime de quarentena da Covid-19, o deputado Barbosinha comemorou, nesta terça-feira (3), os serviços que o Estado realiza em favor do Município, destacando, nessa etapa, a recuperação dos prédios públicos destinados à educação. Antes da Escola Menodora, o parlamentar já havia sido contemplado com ações do Governo nas escolas Antônia da Silveira Capilé, Floriano Viegas Machado e Alício Araújo e agora estão em fase de conclusão os trabalhos no Reis Veloso. Além da Menodora Fialho de Figueiredo, Barbosinha também pediu a atenção para os prédios das escolas Ramona da Silva Pedroso, Tancredo Neves e Maria da Glória Muzzi Ferreira, há muitos anos aguardando por melhorias em manutenção.

De acordo com a Ordem de Serviço expedida pelo governador Reinaldo Azambuja, o prédio de 50 anos de existência, localizado na avenida Weimar Torres, no centro da cidade, vai receber investimentos da ordem de R$ 5.325 milhões e o prazo para a execução dos serviços é de um ano. “Sem dúvida, o Governo vai deixar mais um legado importante e uma marca significativa na Educação, com a recuperação de prédios públicos por onde já passaram ilustres personalidades da nossa cidade e que agora passa a integrar o Programa Escola da Autoria para o desenvolvimento do estudante em suas várias dimensões, com a oferta da formação integral, atendendo tanto ao desenvolvimento das aprendizagens cognitivas quanto das competências socioemocionais dos nossos jovens”, destaca o deputado douradense.