Sudeco traz a Mato Grosso do Sul linha de crédito específica para micro e pequenos produtores

Caravana passa por Campo Grande e Dourados orientando acesso ao crédito

Com linhas de créditos exclusivas e específicas para os micro e pequenos produtores, a Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) iniciou sua segunda caravana no Mato Grosso do Sul pelo Mercado Municipal de Campo Grande (Mercadão), nesta quarta-feira (20). O evento passa ainda por Dourados no dia 26 de março, fornecendo orientações para que os empresários locais possam acessar o crédito de maneira mais eficiente, realizando oficinas e promovendo o desenvolvimento local.

Na abertura participaram diversos agentes de fomento ao crédito como Sebrae, Banco do Brasil, Sicredi, Sicoob, Cressol, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), entre outras organizações de empresários e comerciantes locais. Durante o lançamento da segunda edição, foram assinados contratos do FCO com empreendedoras e empresários para aquisição de equipamentos e investimentos na produção.

Para o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, a Sudeco tem cumprido um papel proeminente no desenvolvimento da região centro-oeste. “O apoio da superintendência, em especial ao Mato Grosso do Sul, ainda em pleno desenvolvimento e expansão, é primordial para o setor empresarial, comercio, indústria, agricultura, suinocultura, entre outros. Nosso estado e principalmente nossa população tem muito a ganhar com essa iniciativa”.

O governador Eduardo Riedel afirmou que a caravana potencializa o crescimento econômico. "O Mato Grosso do Sul alcançou a condição econômica, sem dúvida nenhuma, com a participação extremamente importante do fomento das linhas de crédito oferecidas e que permitiram que micros, pequenas, médias e grandes empresas se instalassem no Estado.  O empreendimento não tem tamanho, o sonho não tem tamanho. Cada um que quiser empreender e gerar um emprego que seja, a Sudeco e o FCO [Fundo do Centro-Oeste] estão olhando com muita atenção", classificou.

De acordo com a superintendente da Sudeco, Rose Modesto, o evento tem por finalidade disponibilizar ao setor produtivo, todas as possibilidades de ter acesso aos recursos. "Quero agradecer ao governador Riedel, que tem sido um grande parceiro desde a primeira caravana junto com o governo federal e com as instituições parceiras e garantidoras de crédito, e dizer que o Fundo do Centro-Oeste (FCO) possui R$ 1 bilhão aos produtores", ressaltou.

Em seu discurso, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que o diálogo e a construção de políticas de Estado permitem o desenvolvimento econômico, a diminuição da desigualdade social, alcançando milhares de pequenos empresários. "Reforçamos aqui a parceria e o pacto com o Mato Grosso do Sul, no combate às desigualdades e geração de renda".

Durante o evento ainda foi entregue ao ministro Waldez um relatório elaborado pela Sudeco, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sobre a identificação de polos de irrigação com potencial de implantação nas áreas destinadas à agricultura familiar no Centro-Oeste”.

Edições anteriores

Em 2023, a Caravana da Sudeco passou pelo Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, lançando novas linhas de financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste: FCO Mulher Empreendedora, FCO Irrigação e o FCO Leite, demonstrando o compromisso contínuo da autarquia com o desenvolvimento econômico e social da região.

Fotos: Álvaro Rezende.